A propósito do Bicentenário da Independência do Brasil, o senador Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado Federal do Brasil, veio a Portugal assinar dois acordos de cooperação técnica com a Associação Portugal Brasil 200 anos, a Universidade de Coimbra e o Município de Coimbra.

O objeto dos acordos é o projeto “200 anos, 200 livros”, uma das mais importantes curadorias de sempre da literatura em língua portuguesa e que faz oficialmente parte das comemorações oficiais do bicentenário da independência do Brasil. A cerimônia para assinatura dos acordos de cooperação internacional realizou-se no dia 21 de abril de 2022 ( feriado de Tiradentes no Brasil)  na sala do senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, com Rodrigo Pacheco,  o presidente do Senado Federal do Brasil, Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, José Manuel Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e José Manuel DIogo, Presidente da Associação.

Na foto: João Gabriel SIlva, Maria do Céu Santiago e Jose Manuel Diogo, Fundadores da Associação

Estiveram ainda presentes na cerimónia, para além do Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-brasileira, Clóvis Martines e José Manuel Diogo, diretor da CCILB, membro da comissão organizadora deste projeto e presidente da Direção da Associação Portugal Brasil 200 anos, o Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, o Coordenador do programa dos Negócios Estrangeiros para ações de Portugal no âmbito das comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, Embaixador Francisco Ribeiro Telles, a Embaixadora Florbela Paraíba, a Diretora-Geral do Senado, Ilana Trombka , o Dr. Luís Cláudio, da Diretoria de Assuntos Técnicos e Jurídicos da Presidência do Senado; o Dr. Acir Pimenta Madeira Filho, Ministro conselheiro e chefe da chancelaria da Embaixada do Brasil na Grécia e o ex-reitor da Universidade de Coimbra e Presidente da Assembleia Geral da Associação Portugal Brasil 200 anos, Professor Doutor João Gabriel Silva.

Na Foto: Carlos Gonçalves, Clóvis Martines, Rodrigo Pacheco, José Manuel Diogo, José Manuel Silva, Amílcar Falcão e João Gabriel Silva

O projeto 200 anos, 200 livros é um projeto internacional, dedicado aos  livros, à memória e ao futuro, que une os esforços de entidades públicas (Senado Brasileiro, Projeto República – Universidade Federal de Minas Gerais, Secretaria de Cultura e turismo de Minas Gerais, o Instituto Camões e a Universidade de Coimbra) e privadas (Associação Portugal Brasil 200 anos, a Folha de São Paulo e a Información Capital), no Brasil e em Portugal, para comemorar, de maneira inovadora e com impacto internacional, o  bicentenário da Independência do Brasil em 2022. 

A relação de obras escolhidas e parte dos breves comentários serão destacados em uma série de publicações especiais ao longo de 2022 e 2023  e os nomes dos integrantes do conselho serão, então, divulgados.

Esta é uma ideia original da Associação Portugal Brasil 200 anos que foi lançada com a assinatura destes acordos e que também revelou a força das relações entre os dois países no âmbito cultural, mas sobretudo evidencia um momento histórico muito especial. Para saber mais: www.portugalbrasil200anos.org

Na foto: Randolfe Rodrigues, Clovis Martines e José Manuel Diogo
Na foto: Clovis Martines e José Manuel Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.