A busca por visto de nômade digital tem aumentado entre os brasileiros e Portugal está sendo um dos principais destinos. Desde a criação desta nova tipologia de visto, com a alteração da Lei de Estrangeiros que entrou em vigor no dia 30 de outubro de 2022, foram emitidos cerca de 2,6 mil vistos para trabalho remoto, considerando o período de 30 de outubro de 2022 a 24 de outubro deste ano, segundo dados oficiais do governo português – uma média de sete vistos por dia. Desse total de vistos, as nacionalidades com mais vistos emitidos foram de cidadãos dos Estados Unidos, Brasil e do Reino Unido.

Alguns motivos explicam por que Portugal é um dos principais destinos para brasileiros que buscam visto de nômade digital. O primeiro deles é analisar a relação entre Brasil e Portugal em si, afirma Marcelo Rubin, advogado e sócio-fundador do Clube do Passaporte.

“Portugal hoje é um dos países que brasileiros mais buscam quando eles pensam em se mudar para fora do país. Tem a ver com a qualidade de vida europeia, o idioma do país que facilita bastante, os preços são considerados mais baratos em relação a outros países da Europa, além da possibilidade de conhecer outros países da Europa.”

Leia o artigo completo na revista Exame e confira os requisitos para ter um visto de nômade digital em Portugal.  

Fonte: Exame