Contabilidade 4.0: um case na digitalização do processo contábil

A transformação digital é uma tendência inevitável acelerada pela pandemia. Na área contábil, o uso de tecnologias e a automatização prometem aumentar a produtividade na consultoria, trazer estratégias mais eficientes aos clientes e maior segurança nos processos contabilísticos.

A Numeric Consulting Group, associada da Câmara de Comércio e Indústria Luso-brasileira, é uma empresa especializada na prestação de serviços financeiros e de gestão que vem passando pela transformação digital nos processos contabilísticos, chamada de Contabilidade 4.0 e está a automatizar o trabalho dos contabilistas.

Carlos Rodrigues, cofundador e CEO da Numeric, em entrevista à Link to Leaders, admite que não será fácil para todos os profissionais, principalmente os de idade mais avançada, com métodos de trabalho já enraizados. Entretanto, a empresa sente-se preparada para este avanço e pretende desenvolver um esforço conjunto para criar mecanismos que incrementem uma maior rapidez e flexibilidade no dia a dia laboral.

Juntamente com a digitalização do processo contábil, a Contabilidade 4.0 propicia a desmaterialização dos documentos e consequentemente, a contribuição para métodos mais ecológicos e sustentáveis. “Sem esquecer os impactos ambientais positivos, resultantes da redução do desperdício de papel, com ganhos reputacionais para a profissão, por via de uma pegada ecológica mais sustentável”, completa.

“Quando se pensa em escritórios de contabilidade, a primeira imagem que vem à mente é uma sala com mesas e armários cheios, com pilhas de papéis amarrotados e pastas. Esqueçam, isso é passado. Já se verifica, e vai ser ainda mais evidente, que a cloud é o futuro, a desmaterialização de processos e materiais a respetiva visão”, conclui.

transformação digital contabilidade

Sérgio Ramos, cofundador e partner da Numeric, acredita que a Contabilidade 4.0 trará mais segurança e produtividade para a contabilidade, que terá mais tempo para lidar com problemas reais e pensar em estratégias eficientes para vencer a concorrência.

A Numeric Consulting Group é formada por uma equipa de 57 consultores em Portugal e 77 consultores que atuam no Brasil (65 em São Paulo e 12 no Rio de Janeiro). A empresa presta serviços de gestão nas áreas financeira, contabilística, fiscal, RH, staff loan, incentivos e estruturação internacional, e está em fase de implementação da digitalização de todos os seus processos.

E a sua empresa está também preparada para os desafios da transformação digital?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.