Criatividade e bom gosto: entrevista com Viviane Cunha Arquitectura

Viviane Cunha é arquiteta brasileira que vive entre o Rio e Lisboa. Executa projectos em diferentes continentes e sente uma enorme paixão pelo nosso país que a recebeu de braços abertos. Conheça um pouco mais sobre o trabalho de Viviane Cunha Arquitectura.

O que impulsiona a sua paixão pela arquitetura/design? O que a fez decidir entrar neste setor?

A  minha paixão é transformar os sonhos das pessoas, o desejo de espaços harmoniosos, em realidade. Estou há mais de 33 anos neste setor porque já conseguia ver os espaços bem resolvidos mesmo antes de serem habitados ou construídos.

Descreva um dia típico no escritório.

Começamos cedo com os pedidos do gabinete de Lisboa, e por vezes vamos até tarde atendendo daqui questões e reuniões do nosso gabinete do Rio de Janeiro. A nossa rotina fica entre reuniões com clientes para entender o que querem e precisam para os seus projetos, para lhe apresentarmos projetos, para os atualizar relativamente ao andamento das obras que costumamos fazer até o momento da entrega das chaves na mão. Também temos reuniões com fornecedores para obtermos orçamentos da execução dos projetos. Vamos também a obras em andamento e a fornecedores para pesquisar o mercado ou comprar peças para os nossos projetos. Durante o dia temos com frequência contatos telefónicos com os executores de obra.

Qual é o aspecto mais frustrante do seu trabalho? Qual é o aspecto mais agradável?

O meu trabalho é muito gratificante porque é um prazer estar envolvida na criação e transformação de espaços que vão atender às expectativas dos clientes e contribuir para que se sintam felizes e em harmonia na utilização dos espaços.

Os seus projetos costumam ser descritos como glamourosos? Concorda?

Os meus projetos costumam ser descritos como criativos, elegantes e que correspondem bem às necessidades dos clientes.

Relativamente ao que queriam antes de nos procurar, quanto à execucao, cronograma e orçamentos.

O que é que os seus clientes podem esperar ao confiarem no seu trabalho?

Podem contar com soluções criativas, de qualidade e extremamente pensadas e adequadas às necessidades do cliente.

Podem contar connosco desde a fase de projeto até à entrega de chave na mão, sem precisarem de participar em processos complexos e cansativos como o da fase de execução.

Utiliza algum tipo de regra no desenvolvimento dos seus trabalhos?

Priorizamos atender ao que os clientes precisam e sonham, com projetos elegantes, de qualidade e durabilidade.

Fonte: Homify