No ranking elaborado pelo The Economist, Portugal ficou classificado entre os países com melhor desempenho económico na OCDE em 2022, assumindo o 2º lugar num ranking com vencedores improváveis. 

Neste artigo, para avaliar as diferenças entre os dados económicos dos países, o jornal compilou estatísticas sobre cinco indicadores, nomeadamente o PIB, a inflação, a amplitude da inflação, o desempenho do mercado da bolsa e a dívida pública, para os 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Apesar das sombrias perspetivas económicas da maioria dos países desenvolvidos, com um cenário de inflação a atingir 10 por cento ano após ano em todo o mundo desenvolvido e os mercados da bolsa a afundarem a 20 por cento, o desempenho económico português revelou os resultados inesperados destacados pela The Economist.

Cada país foi classificado de acordo com o seu desempenho para cada indicador para obter uma pontuação global do indicador. Pela primeira vez em anos, e a título de surpresa, países como Portugal, Grécia e Espanha destacam-se com altas pontuações.

As estatísticas para 2022 revelaram o desempenho económico excecional de Portugal, bem como o resultado de medidas implementadas por vários organismos governamentais que promovem o Comércio e o Investimento, bem como as empresas em fase de arranque que estão a ter fortes efeitos de arrastamento para 2023.

Fonte: Portugal Exporta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *