Fórum Desafios da Indústria Criativa e da Integração dos Mercados de Brasil e Portugal

No próximo dia 12 de outubro, a Concierge 360 e Beezstudio com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB) organiza na sede da EDP (business lounge), em Lisboa, o Fórum Desafios da Indústria Criativa e da Integração dos Mercados de Brasil e Portugal. Entre as 8h30 e as 13h00, os participantes deste fórum poderão assistir a variadas palestras e debates sobre as previsões e tendências do mercado da criatividade nos dois países. Luís Filipe Castro Mendes, Ministro da Cultura de Portugal e Sérgio Sá Leitão, Ministro da Cultura do Brasil, estarão entre os palestrantes convidados.

Entre os oradores portugueses, encontram-se também Francisco Murteira Nabo, Presidente da CCILB Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Luiz Chaby Vaz, Presidente do ICA Instituto de Cinema e Audiovisual, Ricardo Castanheira, Membro representante de Portugal na União Europeia e Membro do Conselho da World Portuguese Network, Ricardo Pereira Diretor da Globo Portugal, Alvaro Covões –  Produtora Everything is New, a atriz luso-brasileira Joana Solnado e Susana Gato – Presidente Executiva da APIT Associação de Produtores Independentes de Televisão. Já os convidados oriundos do Brasil irão incluir nomes como Agatha Arêas Diretora de Marketing do Rock in Rio, Luis Erlanger Jornalista, Escritor e Documentarista e Lawrence Magrath Expert em Entretenimento, media e desporto.

Temas como os incentivos fiscais para a Cultura, e os desafios e oportunidades inerentes à relação dos mercados Brasil-Portugal estarão em destaque, além das tendências no panorama audiovisual e de entretenimento nos dois países.

Para Francisco Murteira Nabo, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso Brasileira (CCILB), “as indústrias criativas de Portugal e do Brasil movem, atualmente, milhares de milhões de Euros. Sendo consideradas culturas “irmãs”, é hoje mais importante que nunca perceber as relações entre os mercados criativos nos dois países; as potenciais sinergias apresentam oportunidades muito interessantes, tanto na produção de conteúdos, como na organização de eventos, media e entretenimento. O objetivo deste fórum é abrir o debate em torno destas oportunidades.”

O Fórum terá disponibilidade para um máximo de 70 participantes.

PROGRAMA: 

8h30 Credenciamento
9h00 Abertura
· Renato Botelho – Concierge 360º/ Corealizador do Evento;
· Francisco Murteira Nabo – Presidente da CCILB Câmara de Comércio e Indústria Luso Brasileira;
Anfitriã: Úrsula Corona – Atriz e Empresária
9h15 Painel “Ministros da Cultura Portugal e Brasil.”
· Luís Filipe Castro Mendes – Ministro da Cultura de Portugal;
· Sergio Sá Leitão – Ministro da Cultura do Brasil;
Moderador: Ricardo Castanheira –
Conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto da UE;
10h00 Painel “Incentivos Fiscais para a Cultura / O Caso Brasileiro”
· Sergio Sá Leitão – Ministro da Cultura do Brasil;
· Aniela Jordan – Sócia da Aventura Entretenimento: Maior Produtora de Musicais do Brasil;
Mediador: Fábio Sá Cesnik – Sócio fundador do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados. Especializado em cultura, mídia e entretenimento.

10h30 Future Flash: “Visão Global Brasil Pós-Eleições: Desafios e Oportunidades.”
Keynote Speaker: Pedro Parente – Chairman e CEO da BRF S.A., Ex-Presidente da Petrobrás, Vice-Presidente do Grupo RBS, Ex-Ministro do Planejamento, das Minas e Energia e da Casa Civi, de 1999 a 2003;

10h45 Network Break

11h15 Painel AudioVisual
· Susana Gato – Presidente Executiva da APIT Associação de Produtores Indepentes de Televisão;
· Joana Henning – Sócia e CEO da Escarlate – Conteúdo Audiovisual e Experiências Criativas;
· Joana Solnado – Atriz luso-brasileira e co-fundadora da produtora de conteúdo criativo de intercâmbio cultural Portugal- Brasil, Meninas do Rio Lab;
· Luiz Chaby Vaz – Presidente do ICA Instituto de Cinema e Audiovisual;
· Ricardo Pereira – Diretor da Globo Portugal;
Mediador: Luis Erlanger Jornalista, Escritor e Documentarista.

12h10 Painel Entretenimento
· Agatha Arêas – Diretora de Marketing do Rock in Rio;
· Omar Marzagão – Sócio-Diretor da Sete Artes Produções;
· Alvaro Covões – Diretor Geral da Everything is New;
· Marcelo Madureira – Humorista, Empreendedor, Jornalista e Escritor;
Mediador: Fernando Quintino – Sócio do escritório Cesnik Quintino e Salinas Advogados. Especializado em cultura, mídia e entretenimento.

13h00 Encerramento

Para saber mais o processo de inscrição, clique aqui