Uma expedição Luso-brasileira, realizada pela Federação das Câmaras Portuguesas, em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil, vai refazer os passos de Dom Pedro I.
A expedição teve início nesta terça-feira (29), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG), e vai passar por 24 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A comitiva, integrada por dez pessoas dos dois países, vão caminhar até o dia 7 de setembro quando chegarão ao Museu do Ipiranga, na capital paulista, perfazendo os caminhos de Dom Pedro I, que precederam a proclamação da Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, nas margens do Rio Ipiranga, em São Paulo.
A Expedição «200 anos – Os Caminhos da Independência do Brasil» é coordenada pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e faz parte do projeto Heróis Portugueses do Brasil.
Integram a comitiva, entre outros, Antonio Bacelar Carrelhas, Presidente de Honra da Federação da Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e idealizador do porjeto, Armando Abreu, presidente da Federação das Câmaras Portugesas de Comércio no Brasil, Fernando Meira Ribeiro Dias, presidente do Conselho Consultivo da Câmara Portuguesa de Minas Gerais.