Grupo Vila Galé investe cinco milhões em novo hotel no Porto

O Vila Galé Porto Ribeira assenta num conceito ‘paper free’, onde o uso de papel substituído pela utilização de ‘smartphones’, ‘tablets’ e ‘internet’, de forma intuitiva

O Grupo Vila Galé inaugurou uma unidade hoteleira de charme, na zona ribeirinha do Porto, um investimento de cerca de cinco milhões de euros.

A nova unidade hoteleira, designada Hotel Vila Galé Porto Ribeira, assenta num conceito ‘paper free’, onde o uso de papel substituído pela utilização de ‘smartphones’, ‘tablets’ e ‘internet’, de forma intuitiva.

Com esta opção, “pretende-se garantir uma maior sustentabilidade e eficiência, mas mantendo a simplicidade e um uso fácil e intuitivo de todos estes processos”, sublinha um comunicado do Grupo Vila Galé.

“A localização é outro dos elementos distintivos do Vila Galé Porto Ribeira, permitindo desfrutar da proximidade com o Rio Douro e tirando partido da zona ribeirinha da cidade. Em pleno Cais das Pedras, próximo da Alfândega do Porto e a poucos minutos das principais atrações turísticas, este hotel de quatro estrelas tem 67 quartos, 14 dos quais com vista para o rio Douro”, acrescenta o mesmo documento.

Este novo hotel resulta da reabilitação de quatro edifícios, num investimento superior a cinco milhões de euros.

Segundo o Grupo Vila Galé, “a pintura é o tema principal e diferencia os quartos e áreas comuns, enquanto o bar ‘lounge’ Almada Negreiros, com esplanada junto ao Douro e pátio convidam a relaxar”.

“Esta é uma unidade hoteleira ‘paper free’, ou seja, no relacionamento interno, com hóspedes e com fornecedores, funciona praticamente sem utilizar papel, substituindo-o por soluções ‘mobile’, com recurso a ‘tablets’, ‘smartphones’, mas também aos televisores dos quartos e através da ‘internet’ e do correio eletrónico. Por exemplo, o ‘check-in’ é feito através de ‘tablets’, que permitem também consultar preçários, conhecer promoções ou preencher os questionários de satisfação”, explica um comunicado do Grupo Vila Galé.

Esta nova unidade hoteleira, disponibiliza, nos quartos, a informação que habitualmente está disponível em papel, que passa a ser apresentada através da TV, num portal com conteúdos exclusivo.

Todas as ementas estão ‘online’, numa página criada para o efeito, e podem ser consultadas através do ‘smartphone’.

Esta nova unidade hoteleira conta ainda com o ‘lounge Almada Negreiros. Neste espaço, das 11h00 à meia-noite, funciona o bar, com esplanada junto ao rio e um pátio interior.

“Aberto ao público, oferece uma carta com ‘snacks’ – sanduíches, tostas, ‘wraps’, saladas, tábuas de queijo e enchidos – com assinatura do ‘chef’ executivo da Vila Galé, Francisco Ferreira, a par de uma carta de bebidas com gins, vinhos, licores, whiskies, cervejas e ‘cocktails’.

Garagem, lavandaria, acessos para pessoas com mobilidade reduzida e receção 24 horas são outros dos serviços disponíveis no Vila Galé Porto Ribeira.

“O Vila Galé Porto Ribeira é mais um hotel que nos deu muito prazer fazer, porque, mais uma vez, reabilitámos património que estava muito degradado, mas respeitando o perfil urbanístico do Cais das Pedras, uma zona com imenso potencial turístico e com uma relação fantástica com o rio Douro”, salienta o presidente do conselho de administração do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.

“Nesta unidade, a escolha da pintura como tema que diferencia a decoração dos quartos e de todas as áreas comuns é uma forma de homenagear os pintores portugueses e reforçar a nossa linha de hotéis temáticos, que já engloba temas como a poesia, a música, a dança, a moda ou o cinema”, defende aquele responsável.

“Além disso, quisemos inovar, introduzindo um conceito diferente, que contribui para a preservação do ambiente e que responde as necessidades dos nossos clientes, cada vez mais atentos à tecnologia e à sustentabilidade”, frisa ainda Jorge Rebelo de Almeida.

O Vila Galé Porto Ribeira é o 28º hotel da rede hoteleira do Grupo Vila Galé, que conta agora com 21 hotéis em Portugal – três na região norte do país – e sete no Brasil.

Atualmente, o grupo assume que está a desenvolver outros cinco projetos: o Vila Galé Sintra, o Vila Galé Braga, o Vila Galé Elvas e o Vila Galé Serra da Estrela e ainda um resort em Touros, no Brasil, todos com aberturas previstas ao longo de 2018.

Fonte: Jornal Economico