A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira existe desde 1948 e foi criada para promover as oportunidades de negócio e networking entre a comunidade portuguesa e brasileira. Portugal e Brasil inauguraram uma nova fase de relacionamento, após a vinda do Presidente da República Federativa do Brasil, Lula da Silva, a Portugal. De notar que Portugal não se encontra entre os cinco países aos quais o Brasil mais compra, aparecendo apenas em 13º lugar. O produto mais comprado por Portugal ao Brasil é o petróleo, enquanto que o mais vendido pelos portugueses ao país-irmão é o azeite. Dados importantes para uma entrevista com o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Otacílio Soares da Silva Filho.

Como caracteriza a importância económica de Portugal e Brasil nas respetivas economias, no que respeita à internacionalização de empresas e à realização de negócios entre ambos?
O Brasil é uma das economias mais relevantes e diversificadas do mundo, sendo o país mais populoso da América Latina e uma das principais potências emergentes. O Brasil representa um mercado significativo para muitas empresas portuguesas, que têm encontrado no país uma oportunidade de negócio, sobretudo no setor dos serviços financeiros, tecnologias de informação, turismo, transportes, energia, entre outros. De acordo com os dados compilados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para a Lusa, Portugal exportou, em 2022, 918 milhões de euros, quando as vendas de produtos portugueses foram de 943 milhões de euros. Ainda assim, a balança comercial, pelo menos nos últimos seis anos, tem sido favorável ao Brasil, que quase quadruplicou as vendas para Portugal, que passaram de 1,2 mil milhões de euros, em 2017, para mais de 4,5 mil milhões de euros no ano passado.
A CCILB disponibiliza três Comités, para ajudarem as empresas destas áreas a interagirem entre si. Qual o impacto destes comités na melhoria da interação entre empresas e no maior foco em cada uma das áreas em causa?
Os comités de desenvolvimento de negócios, inovação e tecnologia e trade finance são extremamente importantes para melhorar a interação entre as empresas, fornecendo um ambiente onde as empresas podem trocar ideias e informações, além de se manterem atualizadas sobre as últimas tendências e melhores práticas nas suas áreas de atuação. Com a ajuda desses comités, as empresas podem identificar novas oportunidades de negócios, colaborar em projetos conjuntos e aprimorar as suas habilidades e competências. Além disso, esses comités incentivam a internacionalização das empresas.
Considerando a maior facilidade de ligação e comunicação que a internet fornece, bem como a maior possibilidade de deslocação de todos, qual o papel da CCILB juntos dos empresários e das instituições governativas de cada país?
Nós continuamos a promover eventos e iniciativas que fomentam a aproximação entre empresários e instituições governamentais de ambos os países. Além disso, a CCILB está a atualizar o seu site, transformando-o num Portal de Informações, usando a internet e as tecnologias digitais disponíveis para ampliar a nossa atuação e garantir o acesso à informação de forma clara e objetiva.
Na visita do Presidente do Brasil a Portugal, falou-se da importância da comunicação e do “reatar dos laços” entre Portugal e Brasil, a nível de investimento empresarial. Esta é uma área que necessita de um impulso renovador?
Embora as relações económicas e comerciais entre Portugal e Brasil sejam históricas e importantes, é possível que haja espaço para melhorias e inovações no investimento empresarial de ambas as partes. A comunicação e o diálogo são fundamentais para estabelecer um ambiente de confiança e colaboração entre empresários e governos de ambos os países. O “reatar dos laços” mencionado pelo Presidente do Brasil pode ser um passo importante para impulsionar o nível de negócios.
Qual o impacto económico e empresarial esperado com esta reaproximação entre Portugal e Brasil? Quais as áreas que mais beneficiarão?
A reaproximação entre Portugal e Brasil pode ter um grande impacto económico e empresarial em ambos os países. Algumas das áreas que mais beneficiarão incluem: Comércio, sobretudo no setor da tecnologia; Investimentos; Turismo – Portugal é um destino turístico crescente e o Brasil possui atrações turísticas exclusivas que atraem um número crescente de visitantes; Desenvolvimento tecnológico; Educação: a cooperação académica pode levar a uma expansão do intercâmbio de estudantes e professores, além de novas oportunidades de colaboração em projetos conjuntos.
Fonte: Entrevista com Otacílio Soares, presidente da CCILB, por Sara Freixo | Valor Magazine #035