O Agrotech Challenge que aconteceu na última sexta-feira, dia 17 de junho, reuniu propostas com soluções tecnológicas para o sector agrícola em um desafio entre startups portuguesas e brasileiras, realizado no Município do Fundão em Portugal.  

Entre as 10 equipas que participaram, a Fruit Quantifier – Yield AI foi vencedora desta 1ª edição do AgroTech Challenge e levou consigo um prémio de 5.000€, além da possibilidade de trabalhar directamente com a empresa Veracruz.  A Yield AI é um sistema automático para realizar a contagem de amêndoas por meio de imagens captadas por vídeos que são processados em etapas, e as amêndoas detectadas com precisão pelo sistema YOLOV 5.

Fruit Quantifier – Yield AI vencedora da 1ª edição do AgroTech Challenge

O segundo lugar ficou com a CINCE Technology e o terceiro com The Danyagil Company, e ambos receberam um ano de incubação pelo Município do Fundão.

As demais startups selecionadas foram Astus Technologies, UPinC Makers, Pix Force, Rooting Tech, Phy2-Digital e Plass Location, que apresentaram soluções para os desafios propostos: desenvolvimento de índices agronómicos baseado em imagens aéreas, publicação de actividades agrícolas em blockchain, previsão de geada utilizando inteligência artificial e contagem de amêndoas utilizando Machine Vision.

O evento contou ainda com a participação de quatro palestrantes e apoiadores do sector rural em Portugal: Miguel Leão, da INIAV; Filipe Rosa, da Vera Cruz Ventures; José Silvestre, da SFColab e Paulo Fernandes, do Município de Fundão. Os palestrastes trouxeram um pouco das tecnologias já implementadas na região para o avanço da agricultura 4.0. O Município do Fundão tem caminhando nesta direção aplicando novas tecnologias para “modernizar o campo” de forma sustentável e economicamente viável.

O evento aconteceu no Octógono – Incubadora A Praça, no Município do Fundão, Portugal

A abertura do evento foi realizada pelo Embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro, que trouxe dados relevantes do desenvolvimento no sector agrícola.

O evento conectou oportunidades, startups, agentes influentes do sector agrícola,  promoveu sinergias para novas parcerias, além de trazer as últimas tendências deste mercado.

A 1ª edição do AgroTech Challenge foi organizada e promovida pelo Município do Fundão, pela Embaixada do Brasil em Portugal, pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-Brasileira, pelo Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior, e pela empresa VeraTech.

Alguns dos parceiros e organizadores do Agrotech Challenge 2022

O evento foi transmitido em tempo real e pode ser conferido aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.