Compartilhe nas redes sociais

A Embraer, empresa associada da Câmara de Comércio e Indústria Luso-brasileira, homenageou o engenheiro Ozires Silva, pioneiro da indústria aeronáutica brasileira e líder do grupo de visionários que criou a Embraer, pelo seu aniversário de 92 anos, completados no dia 8 de janeiro. Além da homenagem nas redes sociais, haverá uma festa em São José dos Campos (SP), onde Ozires receberá um prémio pelo “Conjunto da Obra”, a ser concedido pela Fundação Brazil’s Best. Estarão presentes autoridades, empresários e executivos ligados à indústria aeroespacial brasileira.

Quem é Ozires Silva (por Aeroin)

Ozires Silva nasceu em 1931, em Bauru – SP. Em 1948 entrou para a escola da Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio de Janeiro, onde recebeu a sua licença de piloto militar quatro anos depois. Mudou-se para São José dos Campos – SP para ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1959, graduando-se em Engenharia Aeronáutica em 1962.

Após a graduação, passou a liderar o Departamento de Aeronaves do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento. Em 1965 iniciou o projeto IPD-6504, que se tornaria depois o avião Bandeirante.

Silva liderou a Embraer entre os anos de 1970 até 1986 e retornou em 1992, para presidir a companhia durante o processo de reestruturação até a sua privatização em dezembro de 1994.

Em 2021, se tornou o primeiro brasileiro a receber a medalha Guggenheim, uma das mais significativas condecorações internacionais de engenharia aeronáutica do mundo. Conheça mais sobre a sua história e a história da Embraer no curta-metragem animado “O voo do Impossível”:


Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *