Gulbenkian recebe exposição inédita sobre Brasil e Portugal a partir de 13 de novembro
A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, recebe a partir de 13 de novembro a exposição “Complexo Brasil”, uma mostra inédita que propõe uma viagem pela cultura brasileira e pelas relações históricas e contemporâneas entre o Brasil e Portugal.
Reunindo obras de arte, vídeos, peças musicais e documentos, a exposição busca problematizar os laços seculares entre os dois países e promover novas formas de diálogo cultural.
Com curadoria de José Miguel Wisnik, Milena Britto e Guilherme Wisnik, e projeto expositivo de Daniela Thomas, “Complexo Brasil” não se apresenta como uma simples mostra de objetos, mas como uma travessia de experiências, concebida para dissolver estereótipos e ampliar as perspetivas de entendimento sobre a identidade brasileira e suas interações com o contexto português.
A mostra ocupa as duas galerias do Edifício Sede da Fundação Gulbenkian e será acompanhada por um programa de atividades paralelas, ainda a anunciar, além de uma publicação especial que aprofunda a investigação da equipa curatorial.
A estreia está marcada para às 18h do dia 13 de novembro, permanecendo em exibição até 17 de fevereiro de 2026, na Galeria Principal e na Galeria do Piso Inferior da Fundação Calouste Gulbenkian.
👉 Saiba mais em: gulbenkian.pt/agenda/complexo-brasil