Países da CPLP no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano
Portugal, Brasil, Timor Leste, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique subiram no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, de acordo com os dados divulgados no Relatório de Desenvolvimento Humano na última semana.
Portugal avançou da 42.ª para a 40.ª posição em relação ao relatório anterior, mantendo-se como o país mais bem classificado entre os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Em seguida aparece o Brasil, que também apresentou melhoria, passando do 89.º para o 84.º lugar.
Entre os países de língua portuguesa, Portugal é o único classificado na categoria de Desenvolvimento Humano Muito Elevado. O Brasil figura como o único na faixa de Desenvolvimento Humano Elevado. Guiné Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Timor-Leste integram o grupo de nações com Desenvolvimento Humano Médio. Já Guiné-Bissau e Moçambique estão incluídos na categoria de Desenvolvimento Humano Baixo.
Embora seis países da CPLP tenham subido no ranking do IDH, o progresso do desenvolvimento humano desacelerou em todas as regiões do mundo, atingindo o nível mais baixo desde 1990.