A Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria Geral da Presidência da República (SEME/SGPR), criada em 2019, tem uma prioridade: transformar o Brasil em um dos 50 melhores países do mundo para negócios.

A implementação da Política Nacional de Modernização do Estado (Moderniza Brasil), conduzida por esta Secretaria, vem de encontro a essa prioridade ao estimular a inovação e a modernização para aumentar a competitividade e melhorar o ambiente de negócios no Brasil.

Para avaliar a evolução dos avanços do Brasil frente a este objetivo, são utilizados índices internacionais, como o Índice de Competitividade Global (GCI), publicado pelo Fórum Econômico Mundial, desde 1979, e que avalia 141 economias.

Trata-se da avaliação mais abrangente na atualidade, que mensura a competitividade nacional definida como o conjunto de instituições, políticas e fatores que determinam o nível de produtividade, por meio de 12 pilares divididos em 103 indicadores que traçam um panorama do potencial de crescimento do país.

No Índice de Competitividade Global (GCI) de 2019, o Brasil encontra-se na 71ª posição do ranking, avançando uma posição em relação a 2018, com acréscimo de 1.4 pontos. A melhor colocação do Brasil é no pilar 10 – Tamanho de Mercado, onde são considerados o produto interno bruto e a importação de bens e serviços. E no pilar 7, onde temos muitas oportunidades de melhoria. 

Os avanços até então alcançados podem ser conferidos neste vídeo abaixo:

Moderniza Brasil – Ambiente de Negócios 2ª Edição

Fique ainda mais por dentro do Moderniza Brasil. Acesse a 2ª edição da revista “Moderniza Brasil: Ambiente de Negócios” e conheça as ações mais relevantes da SEME e dos Ministérios para modernizar o Brasil e colocá-lo entre os 50 melhores países para se fazer negócios no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.