Coluna Paulo Navarro

Fados Gerais
Em 1973, Chico Buarque, com a canção “Fado Tropical”, revela um desejo em forma de profecia: “Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal, ainda vai tornar-se um imenso Portugal”. A terra no caso era o Brasil do regime militar, mas em 1973, quem governava Portugal era o “ditador”, António Salazar.
Fados e Cravos
Apenas em 1974, com a “Revolução dos Cravos”, Portugal voltaria à democracia. Pelas tabelas e 50 anos depois, Chico Buarque acertou mais ou menos! O Brasil não é um imenso Portugal, nem Portugal, um minúsculo Brasil. A situação é muito melhor, ideal. Depois de 524 anos, a ex-colônia e a ex-metrópole se complementam.
Cravos Próximos
Prova disso foi o “Prêmio Aproxima”, dia 12, em Lisboa, coroando as relações luso-brasileiras, homenageando empreendedores, o Governo de Minas e empresários mineiros. Noite memorável, com a assinatura da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira – CCILB.
Próximos e Parceiros
O evento reuniu ainda políticos de ambos os países, reforçando a cooperação bilateral em diversas áreas econômicas e culturais. O mineiro Otacílio Soares da Silva Filho, presidente da CCILB e o vice-presidente, também mineiro, Maurício de Oliveira Campos Júnior, foram os anfitriões da cerimônia. O prêmio é “homenagem às pessoas e instituições que promovem o fortalecimento das nossas relações, nos negócios e na cultura”, ressaltou Otacílio Soares.
Parceiros e Amigos
Destaque para o empresário mineiro Rubens Menin, reconhecido como gigante empreendedor em Portugal. Menin, fundador de grandes empreendimentos no Brasil, amplia sua atuação internacional, consolidando-se como um exemplo de sucesso que conecta Brasil e Portugal.
Amigos Unidos
Jorge Rebelo de Almeida, dono do poderoso Grupo Vila Galé, também foi agraciado, pelos belos investimentos em hotéis em Minas e destacou seu potencial turístico e cultural: “Minas e Portugal compartilham uma herança rica. É um prazer expandir o Grupo Vila Galé nessa terra de oportunidades”.
Amigos Fortes
Mais palmas para prêmio ao Governo de Minas Gerais, em reconhecimento ao excelente relacionamento com Portugal. O prêmio foi entregue ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, que ressaltou as profundas conexões entre os dois territórios, nos negócios, na cultura e na gastronomia.
Amigos Gerais
Falou Passalio: “Portugal e Minas Gerais são parceiros naturais e essa relação é refletida em diversos investimentos e colaborações que beneficiam ambos os lados”. O evento contou com uma importante comitiva de empresários mineiros.




Curtas & Finas
*Na comitiva, Anuar Donato, Fernando Coura, Luís Márcio Vianna, Alexandre Aroeira, entre outros nomes de peso.
Todos destacando a força do empresariado mineiro na criação de negócios e parcerias.
Na pauta, investimentos em infraestrutura, tecnologia, turismo e indústria.
O sucesso do “Prêmio Aproxima” consolidou a CCILB como um elo essencial entre Brasil e Portugal.
Enfim, celebramos nossas semelhanças culturais, abrindo novas portas para o desenvolvimento econômico, em parcerias mais fortes que nunca.
Impulsionando o crescimento mútuo e o desenvolvimento em diversas frentes.
Raízes profundas que vão além dos negócios, abrangendo a cultura, a culinária e o patrimônio histórico compartilhado.
Leia na Coluna Paulo Navarro.
Compartilhe:
Na Imprensa Relacionados

Opinião: “Fórum Jurídico em Lisboa: Integração Jurídica, Diplomática e Empresarial Luso-Brasileira”, por Otacílio Soares

Otacílio Soares reforça integração luso-brasileira por meio de parcerias estratégicas na CCILB
