Carnaval pode aumentar negócios em 60% e movimenta turismo em cidades portuguesas

16 fevereiro, 2026

O Coordenador do Comité de Turismo da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira estima que o Carnaval represente um aumento de 60% no volume de negócios para pequenas cidades portuguesas, como Loulé e Torres Vedras enquanto em grandes cidades como Lisboa e Porto isso possa representar um incremento de 10%. A data traz um reforço para o turismo português em uma época de inverno considerada baixa e menos atrativa para o setor.

Em Lisboa, há hoje 14 blocos oficiais que, desde 2024, se organizam oficialmente por meio da União dos Blocos de Carnaval de Rua de Lisboa (UBCL) para reivindicar melhores condições para suas apresentações na cidade.

Em 2025, a Embaixada do Brasil, em parceria com a União dos Blocos, assinou um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa que reconhece o carnaval brasileiro de rua como um “evento de manifesto interesse cultural para a cidade” e para apoiar e oferecer melhor estrutura para o carnaval na cidade.

Segundo os blocos, ainda falta maior clareza nos processos de licenciamento, um planeamento que permita tempo para os blocos se organizarem, apoio financeiro direto da Câmara Municipal de Lisboa e apoios de infraestrutura básica.

Leia na reportagem completa da Revista Entre Rios

Damos-lhe 10 boas razões para se associar.

Seja Sócio!

Associar-te a nós é igualmente apoiar a sua atividade para o desenvolvimento das relações e intercâmbios luso-brasileiros. SAIBA MAIS