Globo de Ouro 2025: Fernanda Torres é a primeira brasileira a receber o prémio de Melhor Atriz

07 janeiro, 2025

A atriz brasileira Fernanda Torres recebeu o prémio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, entregue em Los Angeles, Califórnia, neste domingo, 5, tornando-se a primeira brasileira a receber um Globo de Ouro.

O prémio foi pela atuação da personagem Eunice Paiva no longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, que concorreu ao prémio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas não levou a estatueta.

Além de ser considerada uma das maiores premiações do cinema, Torres fez história ao ser a primeira brasileira a vencer o prémio nesta categoria.

Em 1999, a mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, que até então tinha sido a única outra atriz brasileira a competir na categoria Melhor Atriz por seu papel no filme Central do Brasil, não levou a estatueta para casa, mas na altura, o Brasil conquistou o primeiro um prémio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa para o Central do Brasil.

Fernanda Torres dedicou o prémio a sua mãe, emocionando o público e os expetadores brasileiros.

Foto: Rich Polk/GG2025/Penske Media via Getty Images

“Claro, eu quero agradecer o Walter Salles, meu parceiro e amigo. Que história, Walter! E, claro, eu quero dedicar [o prémio] a minha mãe. Vocês não fazem ideia, ela estava aqui há 25 anos e isso é uma prova que a arte pode durar ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis como pelo qual essa maravilhosa Eunice Paiva passou – e a mesma coisa que está acontecendo agora no mundo, com tanto medo. Esse é um filme que nos ajuda a pensar em como sobreviver a tempos difíceis como esses.”

“Ainda Estou Aqui” estreia em Portugal no dia 16 de janeiro e promete lotar as salas de cinema portuguesas.

Compartilhe:

Damos-lhe 10 boas razões para se associar.

Seja Sócio!

Associar-te a nós é igualmente apoiar a sua atividade para o desenvolvimento das relações e intercâmbios luso-brasileiros. SAIBA MAIS