Estudo da Carta de Pero Vaz de Caminha é lançado em Lisboa no ano dos 525 anos do documento
No dia 21 de setembro, a Torre do Tombo, em Lisboa, foi palco da apresentação da obra A el Rei Nosso Senhor: Carta de Pero Vaz de Caminha, estudo realizado por João José Alves Dias sobre o documento que relata o descobrimento da nova terra por Pedro Álvares Cabral.

Trata-se da edição fac-similada e estudo deste importante documento, reconhecido pela UNESCO como Memória do Mundo em 2005. A publicação reúne a transcrição paleográfica e diplomática, além de uma versão de leitura em português atual. O livro foi lançado pela Editora Caleidoscópio no ano em que se comemoram 525 anos da redação da “Carta”e20 anos sobre a declaração da UNESCO.

Segundo a editora, a “Carta” é editada no formato mais fiel ao documento original entregue a el Rei D. Manuel, permitindo ao leitor uma aproximação inédita da materialidade e do estilo do manuscrito original.

O evento contou com a presença de Otacílio Soares, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, que representou a instituição; Alessandro Candeas, Cônsul-Geral do Brasil em Lisboa; Raimundo Carreiro Silva, Embaixador do Brasil em Portugal; António Pinto Dias Rocha, presidente da Câmara Municipal de Belmonte; João José Alves Dias, autor da obra; Luís Santos, diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Paulo Batista, diretor da Arquivo Nacional da Torre do Tombo, representantes da Editora Caleidoscópio, entre outros convidados.



